Nova informação na gravidez e amamentação

Há mais de 20 anos que o interferão beta, nas suas variadas apresentações, tem sido um pilar fundamental da terapêutica de primeira linha nos doentes com esclerose múltipla (EM) surto-remissão. Contudo, tem havido sempre um certo grau de incerteza quanto à sua utilização em caso de gravidez. Considerando que uma percentagem relativamente elevada de pessoas com EM surto-remissão são mulheres em idade fértil1, tem representado uma importante consideração na altura da iniciação da terapêutica.

Após serem considerados dados de registo extensos e a longo prazo2,3 sobre a utilização do interferão beta na gravidez, as autoridades competentes aprovaram a atualização do RCM de PLEGRIDY 3 que passa a incluir a informação de que:

“Se clinicamente necessário, a utilização de PLEGRIDY durante a gravidez pode ser considerada3.”
Adicionalmente, o RCM atualizado de PLEGRIDY inclui a informação que:
“PLEGRIDY pode ser utilizado durante a amamentação3.”

A informação sobre AVONEX foi também atualizada em relação à gravidez e amamentação. De acordo com o novo RCM, se clinicamente necessário, a utilização de AVONEX durante a gravidez pode ser considerada.4
A informação relativa à amamentação foi também alterada no RCM. AVONEX pode ser utilizado durante a amamentação.4
Se tiver qualquer questão relacionada com esta nova informação de PLEGRIDY e AVONEX, por favor contacte o nosso departamento médico.

Referências

1. Coyle P et al, Ther Adv Neurol Disord. 2016;9(3): 198-210. 2. Hellwig K, et al. Platform presentation at AAN 2019, Philadelphia, USA. 3. Resumo das Características do Medicamento de PLEGRIDY, https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/plegridy-epar-product-information_pt.pdf] setembro 2019. 4. Resumo das Características do Medicamento de AVONEX, https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/avonex-epar-product-information_pt.pdf] setembro 2019.

Os RCMs de Avonex e Plegridy podem ser consultados nos links inseridos acima nas referências.
Avonex e Plegridy são medicamentos de receita médica restrita, de utilização reservada a certos meios especializados. Para mais informações deverá contactar o titular da autorização no mercado.

Biogen-58456 | Maio 2020